R. Barão do Triunfo, 612 - sala 2306 - Brooklin - São Paulo - SP - 01212-010

11 91612-8503

R. Barão do Triunfo, 612 - sala 2306 - Brooklin - São Paulo - SP - 01212-010

Procedimentos

Facetas de Resina

facetas-interna-1.jpg
As facetas em resina composta são procedimentos realizados para modificações estéticas nos dentes como por exemplo alteração de cor, formato, fechamento de espaços entre dentes (diastema) e correção de fraturas. Elas podem ser realizadas sem nenhum desgaste, permitindo uma maior conservação da estrutura dentária e sendo realizadas diretamente na boca.

Com a evolução dos sistemas restauradores e das resinas compostas, hoje é possível realizar um tratamento altamente estético que fique com aparência de dentes naturais e melhore a harmonia do sorriso. Existe uma vasta gama de cores e qualidades de resinas compostas, sendo algumas altamente recomendadas para áreas estéticas pela qualidade de polimento e mimetização com os tecidos dentais

Quando são indicadas?
Elas são indicadas para melhorar a harmonia do sorriso, questões estéticas onde há necessidade de mudanças na cor e na forma dos dentes. Isso pode ocorrer pelo formato dos dentes pequenos, má formação, espaços entre os dentes e/ou restaurações inadequadas que precisam ser substituídas.

Vantagens das facetas em resina:
  • Realizadas no consultório;
  • Tratamento previsível;
  • Possibilidade de reparo em caso de fratura;
  • Manutenção para remoção de pequenas manchas;
  • Menor custo quando comparadas as facetas ou “lentes de contato” cerâmicas.

Desvantagens eminentes do material:
  • Pigmentação e perda do brilho em longo prazo (pode ser corrigido com polimentos frequentes);
  • Pacientes com bruxismo tendem a fraturar mais (se não realizar o tratamento do bruxismo);
  • Porosidade e aspereza com o passar do tempo.
Costumo explicar aos pacientes que as resinas têm uma durabilidade totalmente dependente dos seus hábitos, controle e manutenção.

Como é o procedimento e quem pode fazer?

Para realizar o procedimento, o dentista deve realizar um diagnóstico, com todas as informações necessárias, e criar um plano de tratamento específico para o paciente. Após o diagnóstico, o planejamento para facetas inicia-se pela avaliação da macroestética, composta pela análise da face e do sorriso através de um protocolo fotográfico.

Na face se observa o formato do rosto, sendo ele largo ou estreito, curto ou longo, redondo ou oval, quadrado ou retangular. Observa-se também possíveis assimetrias, desvios de linha média, espaço inter-labial, exposição do incisivo central superior com o lábio em repouso, o formato do sorriso e proporção entre largura e altura dos incisivos. Em seguida, realiza-se a observação da microestética, com avaliação do sorriso, por meio do formato, tamanho e cor dos dentes. As tomadas fotográficas pré-operatórias, para observação de todas as características citadas, têm fundamental importância no auxílio do planejamento do caso clínico.

Os profissionais mais indicados para realização dessa técnica são os que possuem formação na área reabilitação e estética, para que consigam realizar um correto diagnóstico, planejamento e produzir detalhes anatômicos, nuances de cor e texturas naturais.